COORDENAÇÃO GERAL FÓRUM PARAWARA DE INDÍGENAS EM CONTEXTOS URBANOS, RIBEIRINHO E RURAL/ LIDERANÇA ELEITA PARA O PLEINO NACIONAL EM BRASÍLIA REFERENTE A REGULAMENTAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL INDÍGENA URBANA-MPI

"Meu nome é Cláudio Curuaia Cambui.Sou presidente da Associação Kuéry, uma das associações indígenas do município de Altamira PA, na região do Médio Xingu, que representa o coletivo das etnias Xipaya e Curuaia. Minha trajetória tem sido marcada pela luta pelos direitos dos povos indígenas que vivem em contexto urbano. Enfrentamos muitos desafios, principalmente por não estarmos em uma terra indígena oficialmente reconhecida, o que nos exclui de políticas públicas importantes, como saúde e educação diferenciadas. Ainda continuamos resistindo. Sob minha gestão, a Associação Kuéry alcançou conquistas importantes. Em 2015, participamos do Projeto 023, por meio do PDRS Xingu, com o objetivo de fortalecer nossa estrutura institucional. Participamos como proponentes do projeto, com o apoio das associações Kirinapan e Tubyá. Como resultado, foram construídas três sedes administrativas no RUC Tavaquara, em Altamira: a sede da Associação Kuéry, a sede da Associação Kirinapan e a sede da Associação Tubyá, possibilitando o desenvolvimento das atividades administrativas de cada uma. Também iniciamos a luta pela regularização do RUC Tavaquara, com diversas viagens a Brasília e toda a documentação em mãos. Hoje, nossa sede está construída em um bairro tradicional, habitado por indígenas, ribeirinhos e pescadores, que sempre estiveram ao nosso lado. Nossa história é de resistência, desafios e conquistas. Seguimos firmes na defesa dos nossos direitos, com o compromisso de fortalecer a presença e a voz dos povos indígenas em Altamira e em toda a região do Médio Xingu. " ( Assinado- Claudio Curuaia).
Texto por IPPCS.
Claudio Curuaia Cambuí do povo Curuaia- Indígena Curuaia do território urbano Altamira. Empreendedor e educador de notório saber curuaia. Associado á AIMA (ASSOCIACAO DOS POVOS INDIGENAS MORADORES DE ALTAMIRA - AIMA ) . Presidente da Associação kueri , atualmente está a frente da Coordenação geral do Fórum Parawara de indígena em contexto urbano, ribeirinho e rural junto com articuladores indígenas urbanos da Região Metropolitana de Belém, Santarém- Baixo Tapajós e Xingu. E no pleito final do 1o Seminário regional Norte do PA de indígenas em contexto urbano sob coordenação do Ministério dos Povos indígenas (MPI-Gov. Federal) para consulta, debate e formulação de estratégias e demandas para regulamentação de uma política nacional para indígenas urbanos e periurbanos foi indicado enquanto representante do Fórum Parawara de indígenas urbanos, ribeirinho e rural para o Seminário nacional dessa coordenação de indígenas urbanos do MPI em Brasília sob gestão da ministra Sônia Guajajara. Importante informar que, também, foi indicada liderança de Santarém, a parenta Jucelia Nogueira Martins (CITA) com apoio e discussão junto ás entidades indígenas do Fórum Parawara e o conselho do povo warao na Região Metropolitana de Belém, PA.
No Instituto de Pesquisa do Projeto Cartografando Saberes (IPPCS) é liderança articuladora da educação comunitária da linha nova cartografia histórica - Agenda Mapas de produção : Educação popular, comunicação e patrimônio comunitário.