EDUCADORES (AS) COMUNITÁRIOS (AS) E/OU DE NOTÓRIOS SABERES





EDUCADORES (AS) COMUNITÁRIOS (AS) E/OU DE NOTÓRIOS SABERES- PROF. SANDRO BACU/ AFUÁ/MARAJÓ DAS FLORESTAS.

Sandro José Silva dos Santos.Professor licenciado em Biologia, pós-graduado em metodologia do ensino de matemática e concluindo segunda licenciatura em matemática. 

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ERASMO ALVES TEÓFILO

Profissão: Camponês, Defensor dos Direitos humanos e da Amazônia em Pé, professor de Agro Floresta. Identidade étnico-racial : Quilombola...

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EDUCADORES (AS) COMUNITÁRIAS E/OU DE NOTÓRIOS SABERES

JEFERSON SILVA BRAZ

Formação Acadêmica :  Faculdade Paulista- UNIP . Formando em Educação Física ; Cursos Complementares (ou Extra Curriculares); I Webinário de Gestão em Políticas Públicas de Esporte e Lazer...

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EDUCADORES (AS) COMUNITÁRIOS(AS) E/OU DE NOTÓRIOS SABERES  

ARTICULADOR YURE LEE ALMEIDA MARTINS

Yure Lee Almeida Martins- Tem experiência na área de História, Ensino, Educação física, Circo e Cultura Popular.  Mestre em História Social da Amazônia...

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EDUCADORES (AS) COMUNITÁRIOS(AS) E/OU DE NOTÓRIOS SABERES

 ADRIANA MARIA GOMES DE LIMA


Adriana Maria Gomes de Lima, 49 anos, solteira, preta, mãe de Ana Beatriz Gomes de Lima Barbosa de 24 anos, avó e cuidadora de José Benjamim Gomes de Lima Barbosa, 5 anos. Nascida em Belém do Pará e residente na Ilha de Cotijuba desde 1991.

Técnica em Meio ambiente pela...

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EDUCADORES (AS) COMUNITÁRIOS (AS) E/OU DE NOTÓRIOS SABERES.

 ARTICULADOR JOSENILDO MUNDURUKU

"Sou Cacique Josenildo Munduruku, Josenildo dos Santos da Cruz, da aldeia do açaizal. Licenciado em educação no campo/ IFPA.  Professor do município de Santarém. Mestrando em Ciências da religião.  Vinculado nessa associação...

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EDUCADORES (AS) COMUNITÁRIOS (AS) E/OU DE NOTÓRIOS SABERES

ISABELA DOS ANJOS MORAES

Agente de Combate à Endemias da SESMA- Secretaria Municipal de Saúde de Belém (desde 2011). Atualmente sou palestrante na área de...

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EDUCADORES (AS) COMUNITÁRIOS (AS) E/OU DE NOTÓRIOS SABERES

 REGINALVA GOLDINHO


"Sou Reginalva Godinho, Graduada em Pedagogia.  Pós-graduada em Pós-Graduação em Gestão e Orientação Escolar. Universidade Única. Pós-Graduação em Psicopedagogia...

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EDUCADORES (AS) COMUNITÁRIOS (AS) E/OU DE NOTÓRIOS SABERES

MARIA RITA FREITAS DO NASCIMENTO

Maria Rita Freitas do Nascimento. Vice-presidente da associação amorema, coordena um grupo de mulheres na comunidade Sta Rita e administra 14 comunidades na resex  Mapuá...

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EDUCADORES (AS) COMUNITÁRIOS(AS) E/OU DE NOTÓRIOS SABERES

 MARIA CRISTINA NASCIMENTO

Maria Cristiane Freitas do Nascimento, líder comunitária da Resex Mapuá, Breves. Professora pedagoga. Formada em...

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EDUCADORES (AS) COMUNITÁRIOS(AS) E/OU DE NOTÓRIOS SABERES

MARIA DO LIVRAMENTO PEDROSO

Maria do livramento Pedroso-  Liderança cabocla ribeirinha da resex Mapuá. Licenciada e bacharel em Etno-desenvolvimento e...

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EDUCADORES (AS) COMUNITÁRIOS (AS) E/OU DE NOTÓRIOS SABERES

KENNED COLARES LIMA

Kenned Colares Lima- Professor indígena no município de Santarém . Formado Pedagogia  e especialização em...

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EDUCADORES (AS) COMUNITÁRIOS (AS) E/OU DE NOTÓRIOS SABERES

Anderson Borralho

Formado em Publicidade & Propaganda pela FACOM- UFPA. Mestrando-PPGSA/UFPA.

Dos conselhos das antigas raízes Quilombolas de ACARÁ. Fazendo VISAGEM no compromisso etnovisual na Pós graduação strictu sensu...

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EDUCADORES (AS) COMUNITÁRIOS (AS) E/OU DE NOTÓRIOS SABERES

Leirson Azevedo

Professor de História da escola estadual Abelardo Leão Condurú, localizada no distrito de Mosqueiro, em Belém. Coordenador do Cursinho Popular Mosqueiro, localizado na Praça da Matriz...

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EDUCADORES (AS) COMUNITÁRIOS(AS) E/OU DE NOTÓRIOS SABERES

PAJÉ NATO TUPINAMBÁ

O INSTITUTO DE PESQUISA PROJETO CARTOGRAFANDO SABERES (IPPCS) tem a honra de convidá-lo, o Pajé Nato Tupinamba, dos povos Tupinamba, para compor a conselho dos povos Indigenas e atuar enquanto pesquisador/ educador de notório de saber dessa associação nos projetos em andamentos do IPPCS, em especial, as investigações e demarcações da...

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No alerta do perigo da história única em que os tempos cronológicos lineares das coletividades indígenas e outras comunidades tradicionais milenares vivem fixas e quase imutáveis nas linhas de tempos em uma longa ou curta duração que naturaliza um tipo de historicidade de morte que muito ou pouco se sabe do tempo do "agora" , mas ainda se faz incipiente o domínio do passado produzido pelo Espaço da ordem. Passado que reaparece e se rearticula no presente. De que presencialidade do passado se trata? Os tempos largos em que as memorias largas exigem uma mobilização das vozes, memórias e leituras dos seus próprios pesquisadores e pesquisadoras acadêmicxs ou de notórios saberes com pertencimento étnico, racial e/ou territorial  referente ao que foi escrito e inscrito sobre as terras tradicionais ocupadas que ocupam na atualidade ou ainda de famílias e sujeitos dessas deslocados para a cidade, auxilia-os assim na melhor condução da gestão de seus territórios e nas suas lutas da construção de um território de direitos e plural a partir do melhor entendimento dos processos de territorialização que atravessaram e resistiram por meio de suas etnogênesis, para além da visão de extermínio, reivindicam suas identidades e antigas terras apropriadas por grupos dominantes ao longo do Tempo-Espaço. Um caminho da volta que abre os olhos de muitas identidades étnico-raciais imersas em que pese a força das memórias ribeirinhas. Não obstante o Tempo-espaço da Tradição oral não é linear e segue ambivalente nessa relação com o Estado. Nesse sentido anseia-se a construção de um 'novo' Tempo para as universidades , mas com as caras e intervenções diretas e democráticas dos e das intelectuais advind@s de contextos dos povos da Amazônia e do campo negro ( Grifo da direção geral, Alanna Souto Cardoso).