fonte : AGÊNCIA CENARIUM
Braulina Aurora Baniwa
É mestra em Antropologia Social pela Universidade de Brasília (UnB), onde atualmente realiza seu doutorado na mesma área. Pesquisadora indígena, dedica sua trajetória acadêmica e política à defesa dos direitos indígenas, dos direitos humanos e das mulheres, atuando como liderança ativa e articuladora em diferentes frentes de luta. Foi presidenta da Associação dos Acadêmicos Indígenas da UnB (AAIUnB), contribuindo para a ampliação da representatividade indígena no meio universitário.
Integra a Articulação Brasileira de Indígenas Antropólogas (Abia) e a Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (Anmiga), espaços que fortalecem a voz e a incidência política das mulheres indígenas em âmbito nacional.
Sua atuação tem se voltado, de maneira especial, à assessoria técnica com ênfase em gênero, nas pautas que envolvem a realidade das mulheres indígenas. Como pesquisadora, dedica-se ainda aos campos da sociobioeconomia, saúde, direitos indígenas, direitos ambientais e territoriais, construindo pontes entre o conhecimento acadêmico e os saberes tradicionais.
Leitura recomendada:
BANIWA, Braulina; KAINGANG, Jozileia; TREMEMBÉ, Lucinha (orgs.). Vivências diversas – Uma coletânea de mulheres indígenas. Coleção Diálogos da Diáspora, v. 6. São Paulo: Hucitec, 2020.