GERAÇÃO DEMOCRACIA PARTE VII_A FLORESTA E A OBRA: A TRAJETÓRIA DE ERASMO THEOFILO
Dossiê Piauí
PARTE VII : A FLORESTA E A OBRA - A luta pela Amazônia – e contra ela. Leia a matéria de JOSÉ HENRIQUE BORTOLUCI no Dossiê Piauí de novembro de 2025.
A Floresta em Exílio: a Amazônia sob a lógica da morte
"Eu não posso desistir, é impossível. Para algumas pessoas, pedir para parar de lutar é pedir para morrer um pouco." (Theófilo, p. 36)
A reportagem A Floresta e a Obra, da revista piauí, acompanha a trajetória de Erasmo Theófilo para revelar que, na Amazônia, a morte não se expressa apenas pelo extermínio físico. Ela se manifesta também no exílio forçado, no desemprego, no adoecimento, na perda da terra, na destruição dos modos de vida e nos deslocamentos compulsórios entre o campo e a cidade, e da cidade de volta ao campo. Da Transamazônica a Belo Monte, do garimpo ao agronegócio, o chamado "progresso" opera como uma engrenagem permanente de expulsão, precarização e silenciamento. Nesse cenário, lutar deixa de ser escolha política: torna-se condição vital para não desaparecer social, territorial e simbolicamente. Outras formas de morte e tentativas de assassinato.
Matéria completo acessível para baixar no arquivo abaixo :

