Joana Carmen do Nascimento Machado

Joana Carmen do Nascimento Machado é professora de Língua Portuguesa da Rede Estadual de Educação do Pará (SEDUC/PA), onde atua como docente efetiva, Categoria AD-4, desde 1998. Desde setembro de 2020, exerce também a função de Coordenadora da Educação do Campo, das Águas e das Florestas na SEDUC-PA, desenvolvendo políticas públicas voltadas à educação em territórios rurais, quilombolas e ribeirinhos.
É doutora em Educação (2019) na Linha de Pesquisa Educação, Cultura e Sociedade, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará (PPGED/ICED/UFPA), com tese voltada às pedagogias ancestrais de mulheres negras quilombolas do território do Rio Jambuaçu, em Moju/PA. Também é mestra em Educação (2014) pela mesma linha de pesquisa, com dissertação sobre identidade quilombola e processos formativos.
Possui especialização em Saberes Africanos e Afro-Brasileiros na Amazônia (UFPA, 2008), voltada à implementação da Lei 10.639/03, e é graduada em Letras e Artes pela UFPA (1997).
Suas principais áreas de atuação são:
-
Educação do Campo e Educação Quilombola
-
Saberes Africanos e Afro-Brasileiros na Amazônia
-
Comunidades negras rurais e quilombolas atuais
-
Movimento Social Negro
-
Mulheres negras da e na Amazônia
-
Educação para as Relações Étnico-Raciais
-
Formação de Professores
Militante do Movimento Negro, é vinculada ao Centro de Estudos e Defesa do Negro no Pará (CEDENPA) e atua como Coordenadora Executiva da Rede FULANAS de Mulheres Negras da Amazônia Brasileira, fortalecendo articulações políticas e educativas em defesa das mulheres negras, da ancestralidade e dos territórios tradicionais.
Autora de artigos e capítulos de livros, suas pesquisas e produções enfatizam a centralidade das mulheres negras quilombolas como sujeitas de pedagogias próprias, que resgatam memórias ancestrais e enfrentam o racismo estrutural, contribuindo para práticas educativas decoloniais, emancipatórias e amazônicas.